Banco N26

N26 o seu banco na Europa. Como funciona? É confiável?

Já citamos o banco N26 aqui no blog e se você está planejando seu intercâmbio ou já está na Irlanda provavelmente já ouviu falar sobre o N26, o queridinho dos intercambistas. Iremos explicar o que é, como funciona, se é confiável e se existem desvantagens em utilizá-lo. Vamos lá?!

Por que o N26 é tão usado pelos intercambistas?

Abrir uma conta em um banco irlandês não é tão simples quanto gostaríamos. A maioria deles exige que você apresente, além dos seus documentos pessoais, comprovante de endereço e PPS (Personal Public Service Number).

O problema é que ao chegar na Irlanda, o mais provável é que você esteja em uma acomodação temporária, portanto não terá comprovante de endereço. Já o PPS (similar ao CPF no Brasil) é fornecido quando você encontra emprego aqui na Irlanda, a empresa emite uma carta para que você possa retirá-lo. Mais uma vez, um recém chegado, ainda não terá emprego e nem PPS.

Afinal, o que é o N26?

O N26 é um banco alemão super moderno. Para quem conhece, podemos dizer que é similar ao Nubank (empresa de cartão de crédito no Brasil), porém ao invés de cartão de crédito, usando o N26 você abrirá uma conta bancária com cartão de débito.

E por que estou citando o Nubank? Porque ambas são empresas financeiras digitais. Não existem agências físicas, todo o processo de abertura de conta, suporte e atendimento é feito de forma online através do site ou aplicativo. O fato de não existir um local físico, acaba gerando desconfiança em algumas pessoas.

N26 Aplicativo - Goianos na Europa

É uma conta normal? Consigo fazer todas as operações bancárias?

Sim, é uma conta bancária normal. Os intercambistas passaram a utilizá-lo pela facilidade de abertura de conta. Porém o N26 é um banco como qualquer outro. Você pode realizar pagamentos, depósitos, saques (existe um limite mensal gratuito), transferir e receber dinheiro.

Inclusive, no post sobre a Comprovação dos 3.000 euros no GNIB nós comentamos que utilizamos a conta do N26. Basta retirar o extrato através do site e imprimir que o mesmo é aceito normalmente pela imigração.

Existe apenas um detalhe importante sobre o depósito usando dinheiro no N26, leia o post até o final e você vai entender.

Como abro minha conta?

Não vou descrever em detalhes o processo de abertura de conta, pois além de ser muito simples, existem diversos tutoriais explicando, tanto em blogs quanto no YouTube. Caso não encontre, deixe nos comentários que a gente te manda o link.

Você pode fazer o processo de abertura tanto pelo site (http://n26.com) quanto pelo aplicativo. Se quiser receber um convite (não é obrigatório ter um convite) deixe seu email nos comentários ou envie um email para goianosnairlanda@gmail.com.

IMPORTANTE: O N26 havia bloqueado a abertura de conta para passaportes de alguns países, incluindo o brasileiro. Porém, conseguimos uma resposta oficial, informando que tudo voltou ao normal e o passaporte brasileiro já está sendo aceito novamente.

N26 - Atendimento - Goianos na Europa

Em linhas gerais, você realiza seu cadastro informando seus dados pessoais, telefone e endereço. Após o cadastro você vai para a etapa de confirmação dos dados, um funcionário do N26 irá falar com você, em inglês, através da câmera do celular ou webcam. Ele pedirá que você apresente o seu passaporte em algumas posições diferentes, assim ele checará se é realmente válido.

Se você ainda não consegue se comunicar bem em inglês, pode pedir para algum amigo ficar por perto ouvindo e te orientando no processo. Leva apenas alguns minutos e precisa ser feito em horário comercial da Alemanha.

Lista oficial de países que residentes podem abrir uma conta: Alemanha, Austria, Irlanda, França, Espanha, Itália, Holanda, Bélgica, Portugal, Finlândia, Luxemburgo, Slovenia, Estônia, Grécia e Slovakia.

Atualização: a etapa de entrevista não está sendo mais necessária. Você realiza o cadastro dos seus dados pelo aplicativo e envia foto dos seus documentos pelo aplicativo também. Agora ficou muito mais fácil.

Quanto tempo demora? Posso abrir a conta ainda no Brasil?

Ao finalizar a confirmação dos seus dados o seu cartão será enviado no endereço cadastrado. Eles informam que chega em até 2 semanas, mas no geral chega antes disso. Antes da confirmação dos dados verifique bem seu endereço, eu mesmo acabei deixando meu endereço errado, precisei entrar em contato com eles para corrigir e recebi meu cartão somente cerca de 20 dias depois.

Para abrir a conta você precisa de um endereço na Europa, portanto não tem como abrir ainda no Brasil. Porém, se tiver alguém de confiança na Irlanda e colocar o endereço desta pessoa para que ela receba, pode ser uma alternativa. Eu abri minha conta depois que cheguei em Dublin, como o processo é rápido, recomendo que faça o mesmo.

É um banco confiável? Existe alguma desvantagem?

O N26 é sim um banco confiável, como já mencionei, é um banco como qualquer outro só que mais moderno. O banco segue todas as leis da União Européia e possui todas as garantias financeiras exigidas. O cartão de débito que você recebe é da bandeira Mastercard, portanto onde aceitar Mastercard você pode usar seu cartão tranquilamente.

Eu trabalhava remotamente (home office) e quando vim para a Irlanda continuei com o mesmo trabalho, recebendo o salário na minha conta do Brasil. Todos os meses eu transferia o dinheiro do Brasil (usando a TransferWise) para a conta no N26.

Uma desvantagem que me pegou de surpresa aqui foi sobre os depósitos. Por enquanto, ainda não é possível realizar depósitos usando dinheiro aqui na Irlanda. Para utilizar o dinheiro em cash que eu trouxe, precisei depositar na conta de um banco irlandês (tenho primos aqui que me ajudaram nisso) e depois transferir pra minha conta do N26.

Fizemos um vídeo sobre as 4 Desvantagens que achamos no N26. Assiste até o final.

Informações bônus

Se você leu até aqui, muito obrigado! Vai ganhar duas informações bônus.

A primeira delas é sobre um comportamento de compra. Aqui na Irlanda, usa-se muito pouco cartão de crédito. Diferente do Brasil onde a grande maioria possui até mais de um cartão, aqui o mais comum é usarem débito para tudo. Além disso não costumam parcelar compras em lojas, paga-se tudo à vista, em dinheiro ou com cartão de débito.

N26 Tap - Contactless - Goianos na Europa

A segunda informação é sobre o contactless, a maioria dos cartões por aqui possuem este recurso para facilitar suas compras pequenas do dia a dia, e o cartão do N26 também possui. O contactless permite que você faça compras de até 30 euros sem precisar informar sua senha. Basta você aproximar o cartão da maquininha de pagamento e pronto, está pago. 🙂

Acompanhe a gente no Instagram e conheça nosso canal do Youtube! Até a próxima! 🍀 🇮🇪

Veio fazer intercâmbio de inglês em Dublin, na Irlanda em junho de 2017 mas logo conseguiu trabalho em sua área como desenvolvedor de software. Gosta de apreciar uma boa cerveja e adora compartilhar o que aprende.

21 Comments

  • CAIQUE CASSIMIRO ARENA disse:

    Olá, estou indo fazer intercâmbio para a Alemanha e vou abrir uma conta no N26. Estou com uma dúvida a respeito da transferência de dinheiro daqui do Brasil para minha conta do N26 na Alemanha: Mesmo através do TransferWise eu não consigo mandar dinheiro daqui do Brasil direto para a conta do N26?
    Obrigado.

  • Bruna disse:

    Oii Estou indo viajar eu e mais 3 pessoas para a Europa e ficaremos la por uns 24 dias. Iremos passar por diversos países, como Itália, França, Espanha e Portugal. Estive pesquisando sobre taxas de câmbio e vi que fazer transferências bancárias acaba saindo mais em conta utilizando o transferwise, porém para isso é necessário ter uma conta na Europa. Minha dúvida é: vale a pena abrir uma conta no banco N26 para esta viagem e fazer as transferências para esta conta e lá na Europa utilizar o cartão de debito e sacar o euro? OBS.: Tenho uma amiga que esta morando na Espanha, então colocaria o endereço dela para recebimento do cartão.

    • Oi Bruna, com certeza vale a pena. Você não paga nenhuma taxa no N26 e como você mesmo já percebeu, sai muito mais barato utilizar o TransferWise pra comprar os euros. Se quiser mando pra você o convite do N26 e do TransferWise. Com o convite do TransferWise você não paga nenhuma taxa na sua primeira transferência de até 500 euros. 🙂

      • Bruna disse:

        Certo.. Sabe me dizer se precisa ficar mantendo a conta no N26 depois? Como por exemplo deixar algum dinheiro nele etc… Porque minha ideia é não usar essa conta depois da viagem.. quem sabe em uma próxima viagem até volte a usar hehe mas a ideia é nao ficar utilizando..

        • Não, que eu saiba não precisa deixar dinheiro. Sua conta vai continuar lá aberta normalmente, enquanto não quiser fechar.

          • Bruna disse:

            Oii boa tarde!

            Tu mencionastes sobre o convite pro N26 TransferWise… como funciona? Precisa de convite para entrar? Ou ganha algum bonus fazendo através do convite? No TransferWise eu entendi que não paga nenhuma taxa ate 500 euros e o N26?

  • Ana Lopes disse:

    Oi, fiquei com uma dúvida! existe alguma taxa mensal para a manutenção da conta?

  • Pablo disse:

    Opa ótima explicação! Ja consegui abrir a conta e já estou com o cartão em mãos (um amigo na Espanha me enviou por correios), minha dpuvida é como tirar o extrato da conta pelo site porque não vi essa opção. Me ajuda!

    • Oi Pablo, existe um ícone de um nuvem na página principal onde você vai para área de downloads. Lá você vai ter seus “Bank Statements” que são os extratos mensais. Só baixar e imprimir.

  • Sandra disse:

    Ola, minha dúvida é sobre os limites…posso transferir qualquer valor para este cartão, ou exciste um limite anual, e tbm sobre os saques, qual o limite diário para um saque…

    • Oi Sandra, não existe limite de valor de transferência, o N26 é uma conta bancária normal. Para saques, você possui 5 saques gratuitos por mês, depois disso você paga 2 euros por cada saque.

  • Douglas disse:

    Frederico, boa tarde, estou em intercambio na Italia e quero abrir a conta no N26, é possivel transferir o dinheiro e saca-lo antes da chegada do cartão? Grato

    • Oi Douglas, é possível transferir sim, porém pra sacar você precisa do cartão em mãos pra usar nos caixas eletrônicos.

      • Douglas disse:

        Obrigado, fiz o cadastro e deu tudo certo, aguardando o cartão chegar, ah, não foi necessária a entrevista por video para confirmar os documentos, mas o aplicativo pediu para confirmar a localização, como estava na residencia aqui, deu tudo certo. Pelo que vi, agora só estão fazendo a chamada de video para residentes na Alemanha… Abraço

  • Eula disse:

    Boa Tarde! Frederico, estou na França e gostaria de abrir uma conta no N26, ler em algum blog que tem a opçao de depositar dinheiro através dos caixa eletrônicos ATM, você sabe me dizer se procede essa informaçao ou se tem a opcao de depositar através de boleto.
    Desde ja agradeço atençao.

    • Oi Eula, infelizmente só existe uma opção de depositar em algumas lojas parceiras mas isso só é possível na Alemanha e se não me engano liberaram em mais um país recentemente.
      Não sei se conhece, mas você pode usar o TransferWise que é um serviço online e que gera um boleto pra você pagar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.